TCE-SP pode cancelar licitação de hospital de Guarulhos

Cancelamento pode ocorrer porque uma das instituições responsáveis por gerir a unidade de saúde é alvo de 370 protestos com valor estimado em aproximadamente R$ 3 milhões

por Nataly Simões qui, 12/07/2018 - 15:59

O Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso, em Guarulhos, pode ter a licitação cancelada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) devido às dívidas do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). A instituição é uma das responsáveis por gerir a unidade de saúde e é alvo de 370 protestos com valor estimado em aproximadamente R$ 3 milhões.

De acordo com o diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, Manoel Galdino, o caso pode provocar a intervenção do TCE-SP no processo de licitação e ter como consequência a sua revogação por causa da impossibilidade da empresa em cumprir as metas e administrar o hospital conforme exigências do edital.

Para Galdino, também podem ocorrer impactos diretos na qualidade do serviço prestado aos moradores do município, por a instituição não ter condições necessárias de cumprir as metas estabelecidas e firmadas após a assinatura do contrato entre as partes interessadas.

O INDSH informou que compra aproximadamente 1,7 mil itens diferentes mensalmente, com economia média de 10% em relação aos preços de mercado. Para isso a empresa utiliza o portal Bionexo, que diminui quase integralmente a possibilidade de fraudes, além de garantir o menor preço entre todos os produtos pesquisados. A empresa afirmou ainda que “não existe nenhum problema nas compras, como pode ser atestado nas nove unidades que a organização administra no país”.

 

COMENTÁRIOS dos leitores