Com 1 ano, Joaquim é um guerreiro que luta pela vida

Portador de uma síndrome degenerativa, Jojo ganhou alta da UTI nesta quinta- feira (12), no dia da padroeira do Brasil

por Taciana Carvalho qui, 12/10/2017 - 12:19

Quem disse que apenas os adultos que são fortes e persistentes? No Dia das Crianças, a força de uma criança que luta diariamente para viver vai te emocionar. Joaquim Ambrosio Okano, o “Jojo”, de 1 ano e 2 meses, é portador de uma síndrome degenerativa chamada Atrofia Muscular Espinhal (AME). No Instagram, um depoimento de fé da família foi publicado em comemoração a alta de Joaquim da UTI, que aconteceu nesta quinta-feira (12). 

A publicação destaca que hoje é um dia muito emocionante. “No Dia da Nossa Senhora é o dia que o Joaquim ganha alta da UTI. Nós acreditamos que nosso filho vai superar todas as perspectivas de vida perante a sua síndrome. Vamos conseguir mudar a história dessa doença cruel”.

A rotina do garoto é extensa. Para se ter uma ideia, em um dia ele já passou por duas sessões de fisioterapia respiratória, duas sessões de fisioterapia motora, além de terapia ocupacional. Joaquim já chegou a enfrentar três paradas cardiorrespiratória e se alimenta por sonda. 

O dia a dia de Joaquim é mostrado aos seguidores pela rede social e revela que o menino vem ganhando força mesmo diante de uma doença degenerativa. “Gratidão pela vida do nosso guerreiro. Vamos lutar sempre por você filho. Ele vem ganhando força diariamente. Vamos lutar sempre. Estudamos e pesquisamos para que possamos proporcionar uma boa qualidade de vida”, enfatiza outra publicação. 

O avanço que tem conseguido, além do amor, da luta e da fé, é graças ao medicamento Spinraza, que, segundo a família, é o único remédio na história da doença aprovado para o tratamento. 

COMENTÁRIOS dos leitores