Eduardo Cavalcanti

Eduardo Cavalcanti

Cinematec

Perfil: Professor, Jornalista e Cineasta.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Lino, uma animação brasileira cheia de referências

Eduardo Cavalcantisab, 02/09/2017 - 16:21

Lino (Selton Melo) é o que poderíamos chamar de Azarado. Não daqueles que teve apenas um momento difícil... É daqueles realmente azarado, do tipo que dificilmente seria um herói em desenho animado. Mas é justamente Lino que nos conduz nesta divertida e inteligente animação brasileira, que está repleta de referências a outras animações, como Monstros S.A. e Madagascar, e até mesmo a blockbusters, como Harry Potter. 

O filme é repleto de grandes momentos, com tiradas muito boas e um humor não apelativo que agrada adultos e crianças. A história mostra as aventuras de Lino, um animador de festas infantis, que está cansado da sua vida azarada e busca mudanças. Ele enfrenta grandes e inesperados desafios na jornada, como se ver transformado em um híbrido de Gato e Ser Humano, o que só aumenta as confusões da sua vida.

Ele não é o único personagem marcante do filme, que também conta com um ótimo trabalho de dublagem. Seus companheiros de aventura são o Mago Don Leon (Luiz Carlos de Moraes) e uma pequena criança que entra de forma inesperada em sua vida (bem ao estilo de Boo no primeiro Monstros S.A.). E vale destacar a participação da Janine (Dira Paes), uma policial séria e comprometida, e a dupla Osmar (Lupa Mabuze) e Mellos (Leo Rabelo), dois policiais pra lá de cômica, que passam praticamente todo o filme atrás dos protagonistas. 

A diversidade é um ponto forte do trabalho, que marca um novo momento na animação brasileira. É verdade que alguns personagens se perdem um pouco, mas no geral é uma história bem amarrada e que foge dos clichês mais básicos das animações. O dilema, inclusive, é muito mais "moderno", pois envolve o lado profissional e financeiro do protagonista. 

A direção é de Rafael Ribas, que dirigiu também a animação O Grilo Feliz. A distribuição é da Fox Filmes e a estreia nos cinemas acontece no feriado de sete de setembro.

Para entrar no clima, confira o trailer oficial da animação Lino - Uma animação de Sete Vidas.    

COMENTÁRIOS dos leitores