Aldo Vilela

Aldo Vilela

Jornalista

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Semana final de campanha nas ruas, no rádio na tv, e últimas pesquisas que apontam um segundo turno em um Brasil dividido

Aldo Vilelaseg, 01/10/2018 - 10:51

A pesquisa CNT/MDA divulgada neste final de semana antecedendo a eleição geral trouxe o primeiro empate entre Jair Bolsonaro (28,2%) e Fernando Haddad (25,2%). Na margem de erro e sem registrar queda de Bolsonaro, que vem mostrando surpreendente resiliência diante da pancadaria dos últimos dias, provocada sobretudo por declarações bizarras de integrantes de sua própria campanha. O principal traço da pesquisa é a confirmação da tendência de crescimento do petista e a chance de que ele chegue ao primeiro turno na frente do adversário.

Dados da pesquisa

Outro dado que confirma e acentua a tendência detectada tanto pelo Ibope quanto pelo Datafolha na semana passada é a possibilidade de vitória de Haddad sobre Bolsonaro no segundo turno: 42,7% a 37,3%. No quesito rejeição, Bolsonaro continua liderando, com mais de 55%, mas a de Haddad também é alta, chegando a 48%.

Os números

A CNT/MDA também fulmina os argumentos da propaganda de Geraldo Alckmin na TV, mostrando cenários de segundo turno em que o candidato do PSDB é derrotado tanto por Bolsonaro (37% a 33,6%) quanto por Haddad (39,8% a 28,5%). O tucano tem 7,3% no primeiro turno, atrás de Ciro Gomes, com 9,4%,a uma distância praticamente insuperável dos dois primeiros lugares a uma semana da eleição.

Desconfiando

Esse levantamento não captou o sábado de enormes manifestações anti- bolsonaristas. Mas se os demais institutos confirmarem esses resultados ao longo da última semana de campanha, teremos nos próximos dias o fim das ilusões de Ciro Gomes e Geraldo Alckmin de reverter o quadro para o segundo turno e um embate final em que o petista sairá na frente.

Frente Popular leva carreata em Garanhuns

Depois de três importantes agendas na Região Metropolitana, o governador e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB) voltou ao Agreste pernambucano na tarde deste domingo (30). Faltando apenas uma semana para as eleições, o socialista retornou à cidade de Garanhuns para uma das maiores carreatas da Frente Popular neste pleito, que contou com a presença de diversas lideranças da região.

Carros

A carreata, que durou três horas, teve um percurso de 18 quilômetros e passou pelos bairros Indiano, Cohab 1 e 2, Parque Fênix, Heliópolis, Brasília, Magano, Boa Vista e Centro. Durante todo o caminho, o socialista recebeu a sinalização das pessoas que saíam de suas casas para cumprimentá-lo, além da grande quantidade de veículos que participaram do ato - aproximadamente mil veículos, entre carros e motos. Em cada bairro que passava, novos motoristas aderiam ao movimento, fazendo uma fila quilométrica. 

Paulo na terra de lula

Após o o grande ato, Paulo agradeceu a presença da população na carreata e as sinalizações de apoio que recebeu durante todo caminho. “Hoje tivemos mais uma demonstração que Garanhuns escolheu pelo caminho do trabalho e dos avanços. O povo de Pernambuco sabe o lado que estamos, reconhece o que fizemos e quer votar 40 de novo. Essa cidade já fez bonito no dia 1º de setembro, quando estivemos aqui com nosso futuro presidente Haddad e hoje não foi diferente. Vamos fazer o Brasil voltar a sorrir e Pernambuco continuar na frente”, afirmou Paulo. 

Quem foi ?

A carreata contou com a presença de lideranças do Agreste Meridional, a exemplo dos prefeitos de Caetés, Armando Duarte (PTB); Brejão, Beta Cadengue (PSB); Capoeiras, Neide Reino (PSB); Calçado, Nogueira (PP); Águas Belas, Luiz Aroldo (PT); Paranatama, Valmir do Leite (PSB), além dos ex-prefeitos Sandoval Cadengue (Brejão) e Claudiano Martins (Itaíba) e vereadores da região. Os candidatos proporcionais João Campos (PSB/federal), Sivaldo Albino (PSB/estadual) e Claudiano Martins Filho (PP/estadual) também estiveram no ato.  

Carreata em Caruaru de Armando

Pelos números da assessoria mais de mil veículos, entre automóveis, motocicletas e até mesmo caminhões-cegonha levaram a onda da mudança para a Capital do Forró, na tarde deste domingo (30). Faltando uma semana para a eleição, Armando Monteiro (PTB) chega à reta final mostrando que o sentimento das ruas de Caruaru é o mesmo do que se vê nas outras cidades do Estado. 

Quem foi ?

Do lado de Armando no caminhão que percorreu bairros populosos e tradicionais da cidade, como Vassoural, Salgado, São Francisco e Santa Rosa; estavam a prefeita Raquel Lyra (PSDB), o ex-governador João Lyra (PSDB), os candidatos ao Senado Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM), o deputado federal Daniel Coelho (PPS), a deputada estadual Priscila Krause (DEM), o prefeito de Santa Cruz de Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), e a candidata à Assembleia Legislativa Alessandra Vieira (PSDB).

COMENTÁRIOS dos leitores