Aldo Vilela

Aldo Vilela

Jornalista

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

No ritmo das pesquisas, Bolsonaro segue liderando e a possibilidade de um desfecho no primeiro turno por mais que muita gente não acredite pode acontecer

Aldo Vilelaqui, 27/09/2018 - 11:23

A nova pesquisa do Ibope, divulgada nesta quarta-feira (26), mostra que Bolsonaro (PSL) continua na liderança para o primeiro turno da corrida presidencial, com 27% das intenções de voto. O candidato do PT, Fernando Haddad, aparece logo atrás com 21% das intenções. Na última pesquisa, o presidenciável pelo PSL aparecia com 28% dos votos, seguido pelo petista, com 22%.Ciro Gomes (PDT), que anteriormente estava com 11%, chegou a 12% no levantamento atual.O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em 126 municípios entre os dias 22 e 24 de setembro.

Dados

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Segundo turno

Nas simulações do segundo turno, Bolsonaro só leva a melhor se concorrer contra Marina Silva. Nesse cenário, o ex-deputado aparece com 40%, contra 38% da candidata pela Rede. Nesse caso, os candidatos estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro. Segundo o levantamento, entre Haddad e Bolsonaro, o ex-prefeito de SP ganha com 42% dos votos, contra 38% do ex-militar. 

Disputa entre Bolsonaro e Alkimin

Já em uma disputa entre o Bolsonaro e Alckmin, o tucano sai na frente com 40%. Nesses dois cenários, os presidenciáveis também estão tecnicamente empatados, no limite da margem de erro. Se o embate for entre Bolsonaro e Ciro, o pedetista ganha com 44% dos votos, contra 35% do pesselista.

Mudança de voto

De acordo com a pesquisa, cerca de três em cada dez eleitores mudariam de voto para evitar que um candidato ganhe as eleições presidenciais de 2018.

Ao todo, 28% dos brasileiros avaliam como alta ou muito alta a probabilidade de mudar de voto até 7 de outubro para que um candidato de quem não gostem vença a corrida pelo Palácio do Planalto. Por outro lado, para 48% dos entrevistados, as chances de mudança de voto pelo mesmo motivo são baixas ou muito baixas.

Resultado do primeiro turno

 Jair Bolsonaro (PSL): 27%

Fernando Haddad (PT): 21%

Ciro Gomes (PDT): 12%

Geraldo Alckmin (PSDB): 8%

Marina Silva (Rede): 6%

João Amoêdo (Novo): 3%

Alvaro Dias (Podemos): 2%

Henrique Meirelles (MDB): 2%

Guilherme Boulos (PSOL): 1%

Cabo Daciolo (Patriota): 0%

Vera Lúcia (PSTU): 0%

João Goulart Filho (PPL): 0%

Eymael (DC): 0%

Branco/nulos: 11%

Não sabe/não respondeu: 7%

Simulação do 2º turno

Haddad 42% x 38% Bolsonaro (branco/nulo: 16%; não sabe: 4%)

Ciro 44% x 35% Bolsonaro (branco/nulo: 17%; não sabe: 3%)

Alckmin 40% x 36% Bolsonaro (branco/nulo: 20%; não sabe: 3%)

Bolsonaro 40% x 38% Marina (branco/nulo: 19%; não sabe: 3%)

Córrego do Jenipapo entra no "vapor da vitória" de Paulo Câmara 

Ao lado do prefeito Geraldo Julio (PSB),  o governador e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB) percorreu a localidade, levando a sua mensagem de esperança e o compromisso de que Pernambuco vai seguir na frente nos próximos quatro anos. E, ao longo de todo percurso, o que se viu foi uma gente empolgada, que conta os dias para confirmar o voto no avanço das transformações comandadas por Paulo.

Jarbas é punido pelo TRE por ataques a Mendonça e perde 104 inserções de rádio e televisão

O candidato a senador, Jarbas Vasconcelos (PMDB), foi punido, hoje (26/09), pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral com a perda de 48 comerciais e 56 inserções de direito de resposta para o adversário e candidato a senador, Mendonça Filho (DEM), por ataques, uso de trucagem e mentiras sobre cortes de programas como Fies, ProUni e Pronatec feitos no Ministério da Educação (MEC).

A decisão

Na decisão, a desembargadora Karina Albuquerque Aragão de Amorim observa que houve trucagem e montagem para prejudicar o candidato democrata. “Observa-se que a peça publicitária utilizando de divulgação de fatos sabidamente inverídicos, e o uso de montagem e trucagem possuiu o condão de injuriar o representante numa tentativa de imputar ao mesmo uma atuação desastrosa junto ao Ministério da Educação, além de responsabilizá-lo por um falacioso corte na educação para quem precisa. Reconheço a existência de mensagem inverídica na propaganda veiculada e o uso de montagem nos áudios com o fim de degradar o candidato José Mendonça”, afirma a desembargadora, relatora de cinco representações feitas pelo jurídico da Coligação Pernambuco Vai Mudar.

Igarassu comemora festa de padroeiro

Igarassu celebra os 483 anos de fundação e o dia dos padroeiros, Santos Cosme e Damião. Nesta quinta-feira (27/09), feriado municipal,  acontece o ponto alto das comemorações. Logo nas primeiras horas do dia, a partir das 04h, vai acontecer alvorada de fogos, missa campa (5h) l, e ministérios religiosos na Igreja Matriz, ( mais antiga do pais em funcionamento). O prefeito Mário Ricardo e a vice-prefeita Elcione Ramos, vão estar participando da festa , logo no inicio do dia.

COMENTÁRIOS dos leitores